Roger Federer | 7 virtudes de um campeão

Aos 35 anos Roger Federer se consagrou como o maior campeão de Wimbledon.

O que me chamou atenção após uma derrota na semifinal do ano passado e com a idade considerada avançada pelos especialistas, a lesão e nova geração indicavam o fim da linha do mito. Especialistas não só desconfiavam como apostavam que aquela derrota representava o fim da era Federer e que a aposentadoria seria mesmo o caminho natural.


Muitos imaginavam que ele só queria se despedir das quadras de forma digna, fazendo o que sabe fazer de melhor: jogar e vencer. Sob seis meses de desconfiança, pouco se ouviu sobre o que Federer andava fazendo. O tenista não apenas voltou ao circuito em janeiro, como triunfou no Aberto da Austrália em nível altíssimo e acaba de conquistar Wimbledon pela 8ª vez, somando 19 títulos de primeira linha. Recorde absoluto.

Algumas atitudes e hábitos que podemos aprender com Roger Federer, e aspectos que nos ensinam a não subestimar essa “lenda”!

1) Humildade – O suíço mantém postura de humildade ao longo da carreira. Basta reparar os discursos a cada vitória, enaltecendo oponentes e todos os que organizam torneios. O carinho e respeito dos outros jogadores com ele também é notável. Chegar com esta reputação após 20 anos de carreira é um sinal claro do perfil “bom-moço” de Federer.

2) Amor – Federer é apaixonado pelo que faz. É fácil de observar em suas entrevistas e no desejo de voltar a competir. Ainda é capaz de se emocionar a cada título, mesmo que isso seja uma rotina em sua vida.

3) Preparação – Não é por acaso que está com 35 anos esbanjando vitalidade. Em sua história acumula pouquíssimas lesões. Federer trabalha muito para manter as condições físicas e atléticas. Por trás disso está a mentalidade de quem sabe que o preparo é parte mais importante e os resultados são fruto de tudo que se faz longe dos holofotes,

“Você será reconhecido publicamente, por algo que fez por anos em oculto.”

4) Atitude positiva – Federer conhece as armas que possui e tem consciência das suas habilidades. Em quadra e fora dela sempre exibe postura positiva. Sua linguagem corporal demonstra confiança e positividade. São raros os momentos de cabeça baixa ou reclamações.

5) Melhoria contínua – Ao longo de sua história Federer sempre buscou na figura do treinador uma pessoa que pudesse agregar algo novo em seu jogo, seja uma tática, um olhar diferente ou apenas motivação extra. O fato é que nem a experiência e o sucesso, tiraram do jogador a sabedoria de buscar a evolução contínua para seguir vitorioso.

6) Resiliência – Mesmo quando perdia, não justificava suas derrotas, mas agia em silêncio, e demostrava resultados. É bem verdade que em uma carreira vitoriosa como a do suíço os momentos adversos não são tão frequentes, mas ainda assim Federer soube lidar como poucos com essas situações. Dentro das partidas, jamais demonstra abatimento e sempre acredita na possibilidade de reverter resultados – algo que faz com maestria. Ano passado saiu do momento de lesão para viver em 2017 um dos seus melhores anos no circuito. “Nada fala mais alto que resultados”

7) Inteligência Emocional – O nível de concentração de Federer é um dos destaques na forma como lida as partidas. Sempre sereno, olhar firma e focado. O tenista dificilmente se distrai com fatores externos, se observarmos a desclassificação de Rafael Nadal, podemos observar o quão ansioso ele ficava enquanto seu oponente demonstrava total foco. Federer difícilmente se abala, sempre procura manter uma postura e semblante de que “Está tudo sob controle”.

As qualidades desse “Mito” não podem ser descritas em poucas linhas, quis apenas ressaltar alguns pontos que mais me chamaram a atenção.

Um grande abraço

Douglas Gouveia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s