Desafio 7 dias #DIA6

E se eu te falar que você pode emagrecer comendo chocolate você acreditaria? Então vem comigo!

O Desafio de hoje, também está relacionado a parte de mentalidade, além de fazer tudo o que já foi aprendido anteriormente, a tomar quantidade de água correta, fazer um café da manhã e almoço nutritivos, e a prática da atividade física iremos incorporar uma nova ferramenta, que é conhecida no mundo todo como MINDFULLNESS, ou em português ATENÇÃO PLENA, que significa você estar 100% presente quando está realizando alguma coisa.

E porque estou falando isso, porque iremos utilizar essa ferramenta para combater um dos nossos inimigos conhecido como Estresse.

É comprovado que o STRESS faz as pessoas engordarem pelo simples motivo que o Cortisol que é o hormônio produzido pelo estresse interfere nos esforços para a perda de peso. Porque devido aos alto níveis de cortisol liberados em situações de estresse homonios aumentam o apetite e produzem acúmulo de gordura ao redor da cintura. E além disso levam você a sentir o desejo por comidas açucaradas e gordurosas, que produzem rápida explosão de energia. E esses alimentos acentuam o desequilibrio hormonal.

(Fonte: livro Alimentos que emagrecem, Nutricionista Gill Paul. Editora Publifolha)

Hoje em dia é muito comum as pessoas fazerem 3 coisas simultaneamente, por exemplo, assistir TV, falar no whatsapp, e conversar com outras pessoas ao mesmo tempo.

E também é comum as pessoas falarem ao celular enquanto se alimentam, principalmente nas grandes cidades, pessoas usam o celular durante as refeições, e nem se quer prestam atenção ao sabor da comido, ou a quantidade que está sendo ingerida, e a ferramenta de hoje irá nos ajudar nesse sentido, e não somente no momento das refeições mas para também usar em situações de estress no trabalho e na vida.

E para te apresentar essa técnica, iremos utilizar a ferramenta do chocolate, somente cuidado para não exagerar na quantidade, moderação sempre:

MINDFULLNESS – Meditação do Chocolate

Escolha um chocolate – um tipo que você nunca provou antes ou que não tenha comido recentemente. Pode ser amargo, orgânico, ao leite, importado ou barato: o importante é escolher um tipo que você não consumiria normalmente ou que não costuma comer. Abra a embalagem. Inale o aroma. Deixe que ele o domine. 
Quebre um pedaço e observe. Deixe que seus olhos examinem cada detalhe. Coloque um pedaço na boca. Mantenha-o sobre a língua e deixe-o derreter, observando se você tem vontade de sugá-lo. O chocolate possui mais de trezentos sabores diferentes. Veja se consegue sentir alguns.
Caso perceba sua mente divagando, apenas observe para onde ela foi, depois a conduza suavemente de volta ao momento presente.
Quando o chocolate derreter por completo, engula-o de forma lenta, atenta. Deixe que escorra garganta abaixo. Repita isso com o próximo pedaço.

Como você se sentiu?

O chocolate pareceu mais gostoso do que se você o tivesse comido no ritmo apressado habitual?

Fonte: livro Atenção Plena do Professor Mark Williams e Dr. Danny Penman

yoga-mindfulness-min.jpg

Transforme a sua vida através da renovação da sua mente…

Esse é o DESAFIO DE HOJE!

Um grande abraço e até o próximo desafio,

Douglas Gouveia

Escritor e Coach